Edevaldo Mattoso Barbosa utilizou a sessão ordinária de 26 de novembro, na Câmara Municipal de Ponta Porã, para voltar a solicitar a distribuição de repelentes nas Unidades Básicas de Saúde do município, para gestantes, pessoas cadastradas no Bolsa Família e pessoas em situação de vulnerabilidade, definidas pela Secretária de Saúde.
O pedido havia sido feito anteriormente por meio da Indicação de nº 392/2024.
Segundo ele, “a distribuição de repelentes tem como objetivo proteger as gestantes, idosos, crianças e pessoas em geral contra os mosquitos Aedes Aegypti, os quais transmitem doenças com sua picada, muitas vezes levando até a morte e causando microcefalia as mulheres grávidas. Esta situação tem sido muito preocupante, pois o aumento de casos nos hospitais de Ponta Porã aumenta a cada dia. As equipes da saúde têm trabalhado muito passando orientações à população, tentando diminuir os casos desta doença. Desta forma entregando os repelentes na unidade SUS, teríamos uma prevenção a essas doenças transmitidas pelo mosquito, mas ressaltando que a melhor forma de combater é cuidando do quintal de casa e eliminando possíveis criadouros. Assim, este Vereador espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”.
SÃO RAFAEL
Na sessão, o parlamentar apresentou indicação, encaminhada ao Prefeito Eduardo Campos e aos secretários municipais Marcela Peluffo, Secretária Municipal de Saúde, e André Messias Manosso, Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, solicitando a colocação de alguns bancos na área externa na Unidade de Saúde da Família Dr. José Issa, no bairro São Rafael.
Edevaldo Mattoso Barbosa explicou que “os moradores desta localidade procuraram por este Vereador, a fim de requerer esta benfeitoria para que sejam colocados bancos na área externa do posto de saúde do bairro, pois nos locais ficam pessoas idosas, gestantes, e com deficiência física aguardando em pé por meio tempo até que comecem os atendimentos”.
Mín. 18° Máx. 29°