Sábado, 28 de Novembro de 2020
(67) 99242-5959
Geral MEIO AMBIENTE

Hélio Peluffo diz que Meio Ambiente será uma das prioridades em novo mandato

Fez a abertura oficial do evento, destacando a importância da questão ambiental

18/11/2020 13h07
Por: Zadir de Souza Fonte: Assessoria de Imprensa
Hélio Peluffo participou de Workshop ao lado do secretário de Saúde Patrick Derzi e secretário de Finanças Fabricio Cervieri
Hélio Peluffo participou de Workshop ao lado do secretário de Saúde Patrick Derzi e secretário de Finanças Fabricio Cervieri

O Prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo Filho (PSDB) participou nesta terça-feira (17), do Workshop sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que aconteceu no Centro de Convenções Internacional de Ponta Porã.

Hélio Peluffo reeleito para mais quatro anos a frente do Executivo na eleição do domingo (15), fez a abertura oficial do evento, destacando a importância da questão ambiental enquanto politicas públicas e afirmou que o tema Meio Ambiente será uma das prioridades em seu novo mandato.

“A questão ambiental é um tema de preocupação mundial, que precisamos acompanhar de perto, nestes quatro anos avançamos, mas temos muito a fazer em especial no que se refere ao lixo domiciliar” frisou Hélio Peluffo.

O Prefeito de Ponta Porã disse ainda que o Meio Ambiente terá uma secretaria especifica, para tratar especialmente de projetos e ações que possibilite uma gestão ambiental voltada para a conscientização da população na coleta seletiva e conservação dos recursos naturais.

“Temos uma ação voltada para coleta seletiva, mas que é uma prática que precisamos divulgar e incentivar ainda mais através de projetos de conscientização nas escolas e expandir para população”.

Segundo Hélio Peluffo atualmente Ponta Porã produz aproximadamente cerca de 90 toneladas de lixo por dia, tendo em média que cada cidadão produz entre 800g até 01 kg de resíduos, com uma população de 93 mil habitantes.

“Este volume é considerável e representa um custo de 120 a 150 reais ao dia, para destinação final. É preciso diminuir a quantidade de lixo que vai para o aterro sanitário, com ações como a coleta seletiva e que promovam uma redução de até 20% deste montante, que seria algo positivo” explicou.

Hélio Peluffo enfatizou que Ponta Porã precisa ser referência nas ações em favor das politicas públicas de Meio Ambiente na região do Conesul.

“O poder público precisa ser o primeiro a dar exemplo, a questão ambiental depende de cada um de nós, iniciamos diálogo com os municípios vizinhos para que possamos formar uma politica pública regional voltada para as questões do meio ambiente” concluiu Hélio Peluffo.   

O Workshop sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos, foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância em Saúde e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente, com objetivo de orientar a segregação acondicionamento e destinação final dos resíduos gerados no estabelecimento público de saúde.

 

Ele1 - Criar site de notícias