Sábado, 28 de Novembro de 2020
(67) 99242-5959
Saúde PARTO

Equipe de saúde faz parto “não previsto” na aldeia Lima Campo

Um fato inusitado quebrou a rotina. Uma jovem indígena entrou em trabalho de parto

20/11/2020 15h09
Por: Zadir de Souza Fonte: Carlos Monfort
Trabalho de parto foi realizado em comunidade indígena
Trabalho de parto foi realizado em comunidade indígena

Semanalmente a equipe da secretaria municipal de Saúde do município de Ponta Porã realiza visita às aldeias. Nesta sexta-feira, 20, um fato inusitado quebrou a rotina. Uma jovem indígena entrou em trabalho de parto no momento em que a equipe chegava à comunidade assistida pela equipe de trabalhadores da saúde.

Como não haveria tempo para deslocamento até a cidade – são cerca de 70 km de distância – os profissionais não pensaram duas vezes e ajudaram o pequeno Matheus Henrique vir ao mundo.

A equipe da secretaria de Saúde é composta por profissionais de diferentes áreas, dentre as quais médica e enfermagem. “Foi gratificante poder ajudar. Uma emoção diferente. Já fiz vários partos, mas este por ser inesperado e em uma comunidade indígena nos emocionou a todos”, disse a enfermeira Gisele Eliane Monfort. O trabalho de parto foi acompanhado pela médica Karina Dornelles. Equipe itinerante fazem parte dentista Erika Ogawa e a técnica de enfermagem Camila.

Logo após o parto e os procedimentos imediatos, mãe e filho foram levados para a maternidade do Hospital Regional ´Dr. José de Simone Netto´, para atendimento e acompanhamento médico adequado. Ambos passam bem.

 

Ele1 - Criar site de notícias