Sábado, 28 de Novembro de 2020
(67) 99242-5959
Política ARTIGOS

CONJECTURAS 21.11.2020

Coluna política com o jornalista Carlos Monfort

21/11/2020 06h00
Por: Zadir de Souza Fonte: Carlos Monfort
Jornalista Carlos Monfort
Jornalista Carlos Monfort

NA EDUCAÇÃO

# - Passarinho azul mais que antenado nas conversas de bastidores dá conta que é forte o lobby para que o futuro secretário de Educação seja o professor Thiago Eugênio, candidato a vereador pelo PSDB. Conforme um envelope entregue ao nosso informante, os irmãos professores Victor Manoel e Marcos Almada (corintiano dos bons) estariam lembrando insistentemente do nome de Thiago ao prefeito Hélio Peluffo.

As moagens correm soltas pelos bastidores. Nosso bom azulado filtrou ainda que Thiago Eugênio teria sido um dos nomes beneficiados em uma lista existente no Paraguai, com ´electores´ do lado de ´allá´ devidamente cadastrados em forte esquema. Ele prometeu apurar mais detalhes no fim de semana e nos trazer ´tim-tim´por ´tim-tim´ tudo que está acontecendo.

CÂMARA 2021

= A sucessão do presidente da Câmara de Ponta Porã, o campeão de votos Rony Lino (PSDB), já está na ordem do dia. Nossa ave informante trouxe que o vereador reeleito Rafael Modesto entrou no circuito para sentar na cadeira central da Mesa Diretora do Poder Legislativo Municipal.

E pelo visto ganhou aceno positivo no contato com os primeiros vereadores da futura bancada tucana, descontentes – mas quietos – com o desenrolar da novela “Kamila e seus padrinhos” durante a campanha eleitoral.

Mas será que alguém vai peitar o prefeito Hélio Peluffo no curso das articulações? Quem entende do assunto diz que não. “Ninguém terá peito para isso” é a tese mais forte no momento.

CENÁRIO

= Dentre os eleitos dentro do PSDB, arrisco afirmar quem não “teriam peito” mesmo Rony Lino, Kamila Alvarenga e Vanderlei Avelino. “Talvez”: Angela Derzi, Edinho Quintana, Rafael Modesto, Candinho Gabínio, Edevaldo Mattoso e Mauro Ortiz. Em tese, o ninho tucano não deve se dividir, até porque o próprio prefeito HP não deixaria isso acontecer.

Modesto poderia articular junto ao bloco dos 8 (DEM, PRB, PDT e Solidariedade), mas daí vem a mesma pergunta: quem peitaria o prefeito?

Pedindo “off” alguém assoprou que o preferido da chefia da Guia Lopes para presidir a Casa em 2021 seria o ´vilaurense´ Vanderlei Avelino.

NA VEREANÇA

= Atento observador político garante que o vereador reeleito Marcelino Nunes não volta para a secretaria de Segurança Pública. “Ele ficará na Câmara”, garante. Segundo consta, fatos durante a campanha eleitoral reforçam essa tendência. O 1º suplente do PDT é o ex-vereador Biro-Biro.

Quem sabe o MNunes tem nos planos se apresentar como candidato a candidato a presidente.

RETORNOS

= Passada uma semana da refrega eleitoral, na semana que vem devem retornar para seus respectivos cargos o vice-prefeito eleito Eduardo Campos para a secretaria de Governo e Comunicação e Dário Honório Martins Almirão para a pasta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Como faltam apenas 40 dias para o findo do atual mandato, pouca coisa deve alterar no escalão superior da administração municipal.

DESCULPAS

= Dois pedidos de desculpas: do chefe de gabinete do prefeito HP, professor Victor Manoel. “Não pedi, mas peço agora, pois são representantes do povo”, disse ele em ´zap´ enviado à coluna, depois de criticar os vereadores Otaviano Cardoso e Rafael Modesto.

Do Adriano José, o Adriano da Saúde, depois de distribuir áudio dizendo que “houve sim, política suja” nas eleições. Só não deu pra entender a parte “estava fora de mim”.

Detalhe: ambos são servidores municipais!!

NA LÍDER

= Ontem tivemos a oportunidade de participar do programa ´Comércio em Foco´, apresentado pelos ícones do rádio pontaporanense, Lile Correa e Lelo Marques. Foi um bate-papo descontraído, onde pudemos narrar um pouco da nossa trajetória de 27 anos no jornalismo. Obrigado pelo espaço.

Nossas saudações aos amigos e amigas: Guilherme Alencastro, Júlio Lacerda, Virgílio Silvero Neto, Jadson Gomes da Silva, Jacinto Calonga, Miriam Gomes, Divoncir Ribeiro, o Branco, Pedro Zadyr Mascarenhas, Luiz de Moura Lobato.

Bom fim de semana a todos e todas!!! Saúde e paz!

Carlos Monfort

Jornalista – DRT MS 144

[email protected]

whatsapp – 9.9104.2950

 

Ele1 - Criar site de notícias