Sábado, 23 de Janeiro de 2021
(67) 99242-5959
Política ARTIGOS

CONJECTURAS 23.11.2020

Coluna política com o jornalista Carlos Monfort

23/11/2020 07h56 Atualizada há 2 meses
Por: Zadir de Souza Fonte: Carlos Monfort
Jornalista Carlos Monfort
Jornalista Carlos Monfort

COVID

= O vice-prefeito Caio Augusto Souza Moraes está internado após agravar estado de saúde por conta do Covid. Conforme familiares, na última sexta-feira, 20, Caio recebeu alta de internação após sintomas do novo coronavírus, e no domingo teve que novamente ser internado após agravamento. O irmão Fred Moraes disse na tarde de domingo que Caio seguiu direto a UTI do Hospital Regional ´Dr. José de Simone Netto´.

MILIONÁRIOS

= Nas eleições municipais deste ano, Campo Grande elegeu sete "milionários" entre os 29 vereadores que assumem na Câmara Municipal de Campo Grande em 2021. A média patrimonial de todos os vereadores que assumem em 2021, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é de pouco mais de R$ 800 mil. Na lanterninha da conta bancária, o de menor patrimônio é justamente o campeão em votos, o ex-policial Thiago Vergas, com R$ 40 mil declarados.

RACISMO

= Vou deixar uma pergunta e cada qual responda. Dias atrás, ao entrar em um estabelecimento comercial no centro da cidade, duas pessoas entraram juntas, sem máscara. O atendente chamou a atenção do homem de cor negra, enquanto o segundo um polaco de reluzir no sol entrou sem ser advertido.

Isso é racismo ou não? Eu vi, e questionei o rapaz o motivo pelo qual só advertiu um dos clientes, exatamente o de cor negra. Ele virou o rosto e partiu para dentro da loja.

DEM CRESCEU

= A cada 3 cidades sul-mato-grossenses, uma será comandada por prefeito de partido alinhado ao chamado “Centrão” em MS. O bloco político dominante no Congresso Nacional que evita a polarização entre Direita e Esquerda, e recentemente iniciou a aproximação ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ganhou 27 prefeituras em Mato Grosso do Sul, conforme matéria publicada pelo site midiamax.

A locomotiva que puxou o avanço do Centrão em MS foi o DEM, com 15 prefeitos eleitos (14 se ignorada a eleição sub judice de Álvaro Urt em Bandeirantes). Quatro anos atrás, os democratas haviam conseguido apenas três das 79 prefeituras em MS.

PSD NAS CÂMARAS

=Ainda mais ao centro, e distante das radicalizações, o PSD marcou posição com a conquista de 4 prefeituras em MS nas eleições de 2020. Além disso, o número de vereadores sociais-democratas no Estado saltou de 27 para 82, e o partido ainda saiu vitorioso em 10 cidades onde conquistou as vice-prefeituras.

Em Ponta Porã, o PSD não terá nenhum representante com mandato eletivo em Ponta Porã a partir de 2021.

Um abraço especial de hoje aos amigos e amigas Paulo Flores, professora Elza Farias, Jamil Jorge, professor Ricardo Torraca, ao palmeirense Nicanor Oruê, Farid Afif, Luizinho Gutierrez.

Carlos Monfort

Jornalista – DRT MS 144

[email protected]

whatsapp – 9.9104.2950

 

Ele1 - Criar site de notícias