Sábado, 16 de Janeiro de 2021
(67) 99242-5959
Saúde VIDEOCHAMADA

Iniciativa virtual aproxima familiares e pacientes no Hospital Regional de Ponta Porã

Videochamada é alternativa para manter vínculo entre pacientes e familiares durante pandemia do novo coronavírus; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

12/01/2021 10h19 Atualizada há 4 dias
Por: Zadir de Souza Fonte: Camila Fernandes
Video chamadas com pacientes do Hospital Regional
Video chamadas com pacientes do Hospital Regional

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, acaba de implantar o 'Correio da Esperança', iniciativa coordenada pelo serviço de assistência social da unidade e que tem objetivo de manter o vínculo entre pacientes e familiares por meio das videochamadas. O Hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

 “As visitas estão suspensas desde o início da pandemia do novo coronavírus. Disponibilizamos para os pacientes que não possuem smartphone um aparelho do hospital para eles se comunicarem com os familiares por videochamada. As ´visitas virtuais` são acompanhadas pelos assistentes sociais, promovem humanização e acolhimento diferenciado”, disse a assistente social, Samara Nunes Ferreira Araújo.

O psicólogo da unidade, Gabriel Goldoni Flores, ressalta os benefícios das visitas virtuais. “Esse contato virtual promove diminuição nos níveis de estresse e ansiedade do paciente, permite um ambiente mais caloroso que potencializa o quadro de cura, recuperação e interfere na saúde mental e consequentemente na saúde física”, explicou.

Dionísio Souza está internado há uma semana na clínica médica e elogiou a iniciativa. “As chamadas trazem momentos de alegria, emoção e ajudam a tranquilizar a esposa e filhos sobre meu estado de saúde”, comentou.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, reforça que a humanização é característica marcante da administração do Instituto Acqua. "Ao longo destes quase 22 anos de fundação, o Acqua mantém a humanização como um de seus pilares administrativos. Assim conseguimos avançar em cada unidade de saúde com investimento, capacitação, trabalho e carinho por cada paciente atendido pelas unidades com as quais gerenciamos. Em Ponta Porã essa iniciativa demonstra a importância que cada paciente tem para os nossos profissionais, para o hospital", pontua. 

 

Ele1 - Criar site de notícias