Domingo, 17 de Janeiro de 2021
(67) 99242-5959
Política ARTIGOS

CONJECTURAS – 13.01.2021

Coluna política com o jornalista Carlos Monfort

13/01/2021 07h44 Atualizada há 4 dias
Por: Zadir de Souza Fonte: Carlos Monfort
Jornalista Carlos Monfort
Jornalista Carlos Monfort

LEGISLATIVO

= Apesar do prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB) ter a ampla maioria dos vereadores eleitos 100% em sua coligação, nem tudo será “mamão com açúcar” para o alcaide municipal. Estamos conversando ´in off´ com alguns vereadores e eles demonstram vontade de realizar um mandato diferenciado e não tão somente pedir bênçãos e ponto final. Obviamente que o tempo mostrará isso.

Uma prova disso foi a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Não vamos entrar em detalhes que nosso passarinho azul nos trouxe, mas a composição não saiu conforme gostaria o chefe do Executivo municipal. Se tentasse demover o que estava articulado, poderiam sobrar rusgas desnecessárias, então o barco seguiu seu rumo até a eleição no dia 1º de janeiro. 

Portanto, pode-se afirmar categoricamente que todos lerão na cartilha do prefeito HPF, mas nem todos poderão ter a mesma interpretação para um mesmo assunto em debate.

BASTIDORES

= Vamos acompanhar bem de perto toda essa movimentação a partir da abertura das sessões legislativas. Nosso passarinho azul já está convocado para, se necessário, fazer hora extra e trabalhar “a full” sem perder nenhum lance. Aliás, ele já acompanha de muito perto os lances. Na Câmara, prostrado rente à porta lateral do presidente Rafael Modesto e no Paço, na janela central do gabinete.

MOTINHAS

= Atenção guarda civil municipal. Moradores de vários bairros de Ponta Porã pedem, encarecidamente, para autuarem e se for o caso, apreenderam essas motinhas com escapamento aberto que rodam pela cidade. Ninguém aguenta mais. No período noturno, o barulho é ensurdecedor ao extremo. Dias atrás estávamos na casa de um amigo e não foram nem duas nem três dessas que passaram. Um verdadeiro caso de polícia.

BAIRROS

= Estamos recebendo uma enxurrada de e-mails, whatss com fotos sobre o estado de penúria das ruas em vários bairros da cidade. No Jardim Planalto, moradores reclamam que os trabalhos de manutenção das vias foram feitos “meia boca”, ou seja, fizeram de qualquer jeito o serviço como na rua da Paz. “Serviço de porco”, disse uma moradora, revoltada com o descaso.

 “Agradecemos o site conjecturas ter mostrado nossa angústia, mas o trabalho que fizeram aqui só por Deus”, disse.

Já no bairro Residencial Ponta Porã 2, a rua Mamoeiro virou depósito de tudo: lixo doméstico, entulho etc........ E está assim pois, conforme os moradores, há muitos meses não recebe patrolamento e cascalhamento.

E tem mais. Mas já já vamos destrinchar e publicar.

 “SE ACABO EL PLEITO”

= O nosso amigo Geraldo Ayala fez a melhor colocação sobre o Castelinho, em comentário postado na matéria “Castelinho aguarda pelo menos 30 anos sua restauração”.

Ele resumiu a ópera: “se acabo el pleito”. Ou seja, acabou a reivindicação e “zéfini”.

Nunca vão restaurar o prédio. Não existe vontade, interesse ou seja lá o que for dos políticos, do Governo Municipal, Estadual, Federal, do Papa Francisco e seus antecessores, muito menos do Donald Trump.

Então concordo com outros que afirmaram: é só demolir e termina essa novela.

Carlos Monfort

DRT-MS 144

e-mail: [email protected]

WhatsApp: 9-9104-2950

 

Ele1 - Criar site de notícias