Domingo, 20 de Junho de 2021
(67) 99242-5959
Geral USINA SOLAR

Sicredi Centro-Sul MS irá construir usina solar fotovoltaica

O parque solar conta com a parceira do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul e será instalado no Parque de Exposições Lydia Calabretta Massi

11/05/2021 14h02
Por: Zadir de Souza Fonte: Kristianne dos Santos Perez
Local da futura instalação da Usina Solar Fotovoltaica
Local da futura instalação da Usina Solar Fotovoltaica

Com o entendimento de que as organizações têm uma grande responsabilidade no impacto dos recursos naturais, a Sicredi Centro-Sul MS irá construir uma usina solar fotovoltaica com potência para gerar 1,2 MWp (Megawatts-pico) de energia, gerando a própria energia e abastecendo todas as agências de atendimento da Cooperativa.

As placas solares serão instaladas nas dependências do Parque de Exposições Lydia Calabretta Massi, no município de Ivinhema, espaço de posse e administração do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, que é parceiro desse projeto.

O Sindicato Rural irá fazer uma concessão de área total de 20 mil m², para a Sicredi Centro-Sul MS, onde será instalada a usina solar fotovoltaica.Em contrapartida, o Sindicato Rural irá receber uma usina de 40,5 kWp (Quilowatts-pico) de energia, que abastecerá as estruturas do Sindicato e que se tornará autossustentável e uma referência em utilização de energia limpa, além da redução dos custos, como ressaltou o presidente do Sindicato Rural, Milton Wanderley Capucci.

Por ano, o parque solar terá capacidade para gerar mais de 1.800 mWh (megawatts-hora) de energia, o que é suficiente para abastecer, por exemplo, mais de 420 residências com consumo médio de 350 kilowatts/mês por um ano.

Serão mais de 2.600 painéis fotovoltaicos em funcionamento para produção de energia limpa, que reduzirá a emissão de cerca de 45 toneladas de CO² (dióxido de carbono) por ano, o que equivale a compensação de 317 árvores.

O presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, afirma que esta iniciativa reforça o compromisso com a comunidade e com a natureza. “Este projeto mostra que colocamos cada vez mais os objetivos econômicos, sociais e ambientais em equilíbrio, promovendo a prosperidade para os nossos associados, para a comunidade e para o nosso planeta”.

O parque solar fotovoltaico traz também o benefício econômico, uma vez que reduz os custos com energia. O valor total do investimento será de R$ 5 milhões. A previsão é que a Sicredi Centro-Sul MS tenha o retorno deste investimento em um período de cinco anos. A construção está prevista para início em julho deste ano e o prazo para inauguração até dezembro de 2021.

 

Ele1 - Criar site de notícias