Domingo, 25 de Julho de 2021
(67) 99242-5959
Política MÁSCARA

Candinho Gabínio pede cumprimento de decreto que obriga uso de máscara em Ponta Porã

Rigorosa fiscalização na aplicação das medidas de prevenção à doença contidas no decreto Nº 8509/2020

30/06/2021 14h24
Por: Zadir de Souza Fonte: Assessoria de Imprensa
Vereador Candinho Gabínio
Vereador Candinho Gabínio

Preocupado com os crescentes casos de Covid-19 em Ponta Porã, o vereador Candinho Gabínio apresentou uma indicação, na sessão ordinária de 29 de junho, na Câmara Municipal de Ponta Porã, em que solicita à Prefeitura rigorosa fiscalização na aplicação das medidas de prevenção à doença contidas no decreto Nº 8509/2020.

O parlamentar encaminhou a indicação ao prefeito Hélio Peluffo Filho com copias aos secretários Patrick Derzi (Saúde) e Marcelino Nunes de Oliveira (Segurança Pública).

Candinho justificou o pedido afirmando que “com a pandemia do novo Coronavírus, tem se buscado medidas de prevenção e cuidados, e uma das maneiras mais recomendadas é o distanciamento social, o uso de máscara facial e cuidados com a higiene. Como tem sido divulgado pelos órgãos nacionais e internacionais de saúde, as infecções respiratórias acontecem através da transmissão de gotículas contendo vírus e aerossóis exalados por indivíduos infectados. Por aerossóis entende-se a dissipação de fluidos, que no caso de algumas doenças, como a Covid-19, se dá pela transmissão de partículas menores do que gotículas, emitidas pela tosse, espirro e até mesmo pela fala, e que podem permanecer no ar por horas, assim, sendo facilmente inalado”.

Segundo ele, “com isso, a Prefeitura Municipal de Ponta Porã tornou obrigatório o uso de máscaras pela população em decreto publicado do dia 13 de maio de 2020. Consta ainda no decreto a determinação da utilização de máscaras de proteção facial para todos os cidadãos do município que estiverem fora de seus domicílios, durante o período de emergência da Covid-19. Além disso, o uso de máscaras é importante como medida de proteção, funcionando como barreira física para a disseminação do SARS-CoV-2, vírus que causa a Covid-19”.

Ele acrescentou ainda que “ademais, dentre as medidas para prevenção desta doença está o distanciamento social, ou seja, a necessidade de se evitar aglomeração, diante disso, esta semana a cidade de Ponta Porã estará recebendo a presença do Excelentíssimo Senhor Jair Messias Bolsonaro - Presidente da República, que virá inaugurar uma obra do seu governo, por este motivo inúmeros apoiadores, seguidores e simpatizantes se farão presente, criando um grande número de pessoas (aglomeração). Desta forma este Parlamentar tem a preocupação da disseminação da SARS-CoV-2 (vírus que causa a Covid-19), que poderá colocar em risco a saúde dos que se fizerem presente, bem como dos que posteriormente se encontrarem com os mesmos”.

Candinho Gabinio demonstrou preocupação com possíveis aumentos de casos da doença: “diante disso, com as medidas de prevenção podemos evitar uma super lotação nas Unidades Básicas de Saúde, assim como do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, que já se encontra no limite da capacidade de pacientes. Portanto, solicitamos que os órgãos de fiscalização estejam atentos para que seja cumprido o decreto municipal e assim podermos evitar maiores transtornos. Dessa maneira, ciente da preocupação da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Segurança Pública com a saúde, segurança e bem-estar da população, este Parlamentar espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”.

PLANTÃO ODONTOLÓGICO

Candinho Gabínio também apresentou indicação solicitando a extensão odontológica no período noturno, bem como nos finais de semana neste município. “A Emergência odontológica é toda situação de sofrimento, dor ou desconforto que tenha origem na cavidade oral. Muitas vezes a dor e o desconforto podem ser difíceis de suportar, por isso nesses casos é preciso procurar um serviço odontológico imediatamente”, argumentou.

Segundo ele, “desta forma, a criação de uma extensão dos plantões odontológicos trará a população atendimentos de emergência odontológica onde o dentista realizará uma consulta para examinar o local da lesão e avaliar a situação. Em seguida, iniciará a prescrição de medicamentos em casos de dor aguda, drenagem de infecções, controle de sangramentos, sutura de cortes, retirada de objetos presos entre os dentes, colagem de fragmentos, reimplante de dente avulcionado, curativo em caso de odontalgia aguda, entre outras emergências que possam aparecer. Além disso, a criação do plantão odontológico ajudará aqueles trabalhadores que não podem realizar o tratamento odontológico em horários convencionais, assim com a flexibilização dos plantões noturno e nos finais de semana trará mais comodidade e saúde para a população pontaporanense”.

O parlamentar argumentou ainda que, “ademais os profissionais da área de saúde bucal terão um faturamento melhor com a produtividade desses plantões. Desta forma, ciente da preocupação da Secretaria Municipal de Saúde com o bem estar da população, este Parlamentar espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”.

RAIO X

Outro pedido feito por meio de indicação apresentada na sessão ordinária de 29 de junho, é a aquisição, por parte da Prefeitura, de um novo aparelho de raio X para o AMA (Assistência Médica Ambulatorial), neste município.

Candinho Gabínio justificou o pedido afirmando que “o equipamento de raio-X é um dos mais importantes quando o assunto é diagnóstico por imagem. Este equipamento serve para tirar radiografias, que são como fotografias da parte interna do corpo. Por meio dessas imagens, é possível observar estruturas anatômicas, como ossos, órgãos e vasos sanguíneos, sem precisar de cirurgia. Desta forma, o aparelho de raio-X é uma ferramenta fundamental que tem ajudado os profissionais de saúde facilitando diagnósticos de patologias localizadas em diversas partes do organismo. Além disso, é bastante usado para detecção de inflamação ou infecção nos pulmões, muitas vezes causados pela Covid-19. Assim, esta solicitação se faz necessária visto que este aparelho é muito útil na investigação de uma série de doenças. Desta forma, ciente da preocupação da Secretária Municipal de Saúde com o bem-estar da população, este Parlamentar espera o atendimento desta indicação o mais breve possível”, finalizou Candinho Gabínio.

 

Ele1 - Criar site de notícias