Terça, 19 de Outubro de 2021
26°

Poucas nuvens

Ponta Porã - MS

Educação Educação

Como devo estudar: vale a pena apenas ler ou ler e grifar os textos?

R7 traz dicas para ajudar quem está encarando o último semestre de provas ou está se preparando para o Enem e vestibulares

18/09/2021 às 01h05
Por: Zadir de Souza Fonte: R7 - Karla Dunder, do R7
Compartilhe:

Para ajudar estudantes que estão concluindo o semestre e aqueles que estão se preparando para os exames de fim de ano como os vestibulares e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o R7 ouviu professores e reúne dicas de como estudar.

Ao estudar para o vestibular, é melhor só ler ou ler e grifar?

Yan Navarro, diretor acadêmico das escolas Luminova, avalia que "a melhor forma de estudar é, muito mais do que apenas ler e grifar, fazer exercícios de provas anteriores, por exemplo, ajuda na fixação do conteúdo e se o aluno errar, ele aprenderá com os próprios erros."

"Ler é fundamental, é o primeiro passo para começar entender o que o texto quer nos comunicar. Grifar também é importante, porém com cuidado", destaca Fabio Pizzighello, coordenador pedagógico da Scuola Montale. "Quero dizer que ao ver um texto todo grifado, pode ser que nos dê a impressão que muito trabalho foi feito sobre ele, mas pode ser somente uma sensação."

O coordenador pedagógico observa que o estudante deve avaliar, antes de passar o marcador, qual o motivo de estar selecionando aquela parte de texto. "Vale ter o costume a fazer pequenas anotações próximas aos grifos, para melhor lembrar a importância daquele trecho."

Já para Thereza Camporesi, coordenadora pedagógica do ensino médio no colégio Mary Ward, "quando um estudante grifa aquilo que foi lido, é como se ele(a) se apropriasse daquilo que é mais importante e encaminhasse uma mensagem ao cérebro para validar essas informações."

Veja também
Ele1 - Criar site de notícias