Quinta, 19 de Maio de 2022
11°

Poucas nuvens

Ponta Porã - MS

Política CASTELINHO

Estado anuncia restauração do Castelinho em Ponta Porã

Prefeito Hélio Peluffo destaca a importância histórica da restauração do Castelinho

18/01/2022 às 08h00
Por: Zadir de Souza Fonte: Ed Moreno
Compartilhe:
Castelinho será restaurado depois de décadas de espera
Castelinho será restaurado depois de décadas de espera

O prédio do Castelinho em Ponta Porã é um marco histórico para toda a região de fronteira. E por muitos anos, o tema de restauração do prédio, que já foi sede do Território Federal de Ponta Porã, sempre esteve em pauta, mas nunca saiu do papel. Agora na gestão do prefeito Hélio Peluffo e do Governador Reinaldo Azambuja, o projeto de restauração finalmente será colocado em prática.

A licitação para a obra já foi realizada e a empresa vencedora deve iniciar os trabalhos já nos próximos dias. Nesta segunda-feira, o prefeito Hélio Peluffo recebeu a visita do Secretário de Estado de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso, e anunciou que o prédio – tombado como patrimônio histórico – será restaurado e entregue até o final de 2022.

“Hoje nós estamos vivendo um momento histórico. Eu não poderia deixar de agradecer ao secretário de cultura e cidadania João Matogrosso, ao secretário de infraestrutura Eduardo Riedel e ao governador Reinaldo Azambuja por este momento em que o secretário de cultura nos traz aqui a ordem de serviço de restauração do Castelinho. É uma luta de muitos anos que a secretaria de cidadania e cultura consegue fazer e tornar esse sonho em realidade. Um espaço extremamente importante para Ponta Porã, para resgatarmos a nossa história, preservarmos a nossa cultura e darmos aos nossos jovens e nossas crianças a oportunidade de conhecer o seu passado, para que possam pensar num futuro melhor”, declarou o prefeito Hélio Peluffo.

O secretário de Cidadania e Cultura do Estado. João César Mattogrosso também falou do momento histórico que Ponta Porã e Estado de Mato Grosso do Sul vivem com a restauração do Castelinho. “É um dia de muita alegria e felicidade falar desta importante obra de restauração do Castelinho. Uma obra que marca a história e que temos o compromisso de entregar até o final de 2022. A secretaria de cidadania e cultura ao lado de Prefeitura de Ponta Porã tem a honra e o compromisso de reconstruir essa história”, disse João Mattogrosso.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Gustavo Cegonha, também participou do encontro com o prefeito Hélio Peluffo e ressaltou a importância da restauração do Castelinho. “Nós da Fundação de Cultura estamos muito felizes com o restauro do Castelinho. Esse um pedido antigo do governador Reinaldo Azambuja. Ele sempre pediu que nós olhássemos com muito carinho o Castelinho de Ponta Porã. E estamos aqui sacramentando esse momento histórico para o Estado e para o município”. Afirmou Cegonha.

O prédio do Castelinho foi construído entre os anos de 1926 a 1930 e foi sede do governo do Território Federal de Ponta Porã entre 1943 a 1946, durante o governo do presidente Getúlio Vargas. Depois se tornou cadeia pública e também sede do quartel do 4ª Companhia Independente da Polícia Militar.

 

Ele1 - Criar site de notícias