Natuzzi descontos de até 50%
Refis Agosto 2019
ANO LETIVO

Rede Municipal de Ensino abre ano letivo dia 11

Em mensagem apresentada na Câmara, prefeito Hélio destacou avanços na área educacional

06/02/2019 13h31
Por: Zadir de Souza
Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Início das aulas acontece dia 11 na Rede Municipal de Ensino (Foto Divulgação)
Início das aulas acontece dia 11 na Rede Municipal de Ensino (Foto Divulgação)

As aulas na Rede Municipal de Ensino (REME) abrem dia 11 de fevereiro, quando quase 13 mil estudantes das escolas e Ceinf´s (Centro de Educação Infantil) retornam às aulas. A Rede Municipal de Ensino é formada por um total de 32 unidades que formam todo o sistema educacional do município, sendo 15 escolas da zona urbana, 9 rurais, 9 Ceinf´s (Centro de Ensino Infantil), uma escola indígena, o NTem (Núcleo de Tecnologia Educacional), a rede de Ecoterapia e a Biblioteca municipal. Conforme dados apresentados pelo prefeito durante a reunião, 30% dos alunos em Ponta Porã são atendidos pela Reme.

Na abertura das sessões ordinárias na Câmara de Vereadores, terça-feira (05) o prefeito Hélio Peluffo apresentou um balanço das ações em todas as áreas, citando a Educação. “Cuidar da formação das nossas crianças é um desafio diário que se dispõe os 1.700 servidores que zelam todos os dias pela educação de 12.900 alunos matriculados na rede municipal de ensino. São 1.168 professores em sala de aula buscando as melhores estratégias de formação nesses tempos de rápida mudança do conhecimento. 

A Secretaria de Educação promove contínua capacitação de sua equipe, oferecendo educação de qualidade. Um bom exemplo disso é o desempenho da nossa equipe de Robótica que foi campeã estadual e representou Mato Grosso do Sul na Olimpíada Nacional de  Robótica em João Pessoa. A formação de professor e o investimento em tecnologia educacional é uma das metas de 2019.

Todos nossos alunos receberão uniforme e material escolar básico.

Para garantir merenda de qualidade, licitamos R$ 7,5 milhões, proporcionando alimentação nutritiva de qualidade, com carne em cubos (patinho), carne em tiras, frango desossado e reforço de açaí.

A Prefeitura serve 22 mil refeições por dia, investimento de R$ 14,8 mil em cada um dos 200 dias letivos. Vale destacar o implemento do Projeto Cultura da Paz , criado por lei aprovada nesta Casa, que levou a cultura da paz às escolas.  O objetivo é diminuir todas as formas de violências nos espaços escolares, as altas taxas de evasão escolar e os índices de gravidez na adolescência.

Estamos concluindo a quadra coberta da Escola São João, concluindo dois Centros de Educação Infantil que estavam com obras paralisadas e implantando uma nova unidade educacional para crianças pequenas no distrito de Sanga Puitã. Será o primeiro Ceinf do distrito.

Também ampliada a escola Zaira Portela através de parceria público/privada, como forma de atender a demanda na região do Kamel Saad.

Vamos ampliar e reformar as escolas Profª Conceição Capiberibe Saldanha, Marcondes Fernandes Pereira, Prefeito Ade Marques e João Carlos Pinheiro Marques, mais as escolas da Cabeceira do Apa, da Nova Conquista e a Escola Graça de Deus.

A escola de Música Dona Iracema é um sucesso: tem hoje 748 alunos matriculados em formação musical e artística e vai abrir novas turmas em 2019. Os programas de esporte da Fundação de Cultura e Esportes de Ponta Porã ajudam na formação integral das nossas crianças e jovens. Hoje são mais de 2 mil alunos matriculados nas escolinhas de judô, futebol de campo, futsal, basquete, voleibol, atletismo, karatê e capoeira.   

O prefeito Hélio manteve reunião com diretores na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e dos números de avaliação de toda a administração, notadamente da rede de ensino do município, explanando que hoje a clientela atendida pelas escolas municipais está mais seleta e cobra maior qualidade.

“Essa foi uma das metas estabelecidas no início da nossa administração, quando pontuamos a melhoria da qualidade de ensino. E hoje, vocês estão de parabéns, pois a avaliação é altamente positiva. Mas não podemos nos acomodar, temos que melhorar ainda mais, buscar a excelência no ensino pois a população nos cobra isso”, enfatizou.

Durante a reunião com diretores, o prefeito assinou termo de convênio com o ProFuncionário, sendo que Ponta Porã é uma das poucas cidades no Mato Grosso do Sul a manter apoio à qualificação profissional dos educadores em parceria com o Governo do Estado.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários