Quinta, 21 de março de 2019
(67) 99242-5959
Política

14/03/2019 ás 12h51

Zadir de Souza

ponta pora / MS

Prefeito Hélio destaca fortalecimento da democracia com recadastro biométrico
A democracia está fortalecida no país e o recadastramento biométrico garante mais um mecanismo de segurança para as eleições
Prefeito Hélio destaca fortalecimento da democracia com recadastro biométrico
Prefeito Hélio Peluffo destacou fortalecimento da democracia brasileira (Foto Lécio Aguilera)

“A democracia está fortalecida no país e o recadastramento biométrico garante mais um mecanismo de segurança para as eleições”, destacou o prefeito Hélio Peluffo ao efetuar o recadastramento biométrico junto ao cartório eleitoral em Ponta Porã. O prefeito fez o agendamento indicado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul e compareceu, entrou na fila e foi atendido em questão de minutos, como vem ocorrendo.


O TRE-MS iniciou no dia 11 o processo de revisão eleitoral e cadastramento biométrico dos eleitores de Ponta Porã. O comparecimento é obrigatório, sob pena de cancelamento do título de eleitor. O Presidente do TRE-MS, Desembargador João Maria Lós, ressalta que os eleitores não esperem pelo início da obrigatoriedade para buscarem o atendimento.


“Os eleitores dessas cidades não precisam esperar o início da revisão para se recadastrarem, pois os cartórios já estão realizando os atendimentos. Com isso, o eleitor pode evitar transtornos e longas filas”.


Lembrando que o comparecimento à revisão eleitoral e ao cadastramento da biometria é obrigatório, sob pena de cancelamento do título de eleitor, o que pode acarretar em prejuízos na vida civil.


Os procedimentos seguem até o mês de maio. Até lá, todos os eleitores dessas duas localidades, com exceção daqueles que já realizaram a coleta dos dados biométricos, deverão ir aos postos da Justiça Eleitoral.Em Ponta Porã os atendimentos serão realizados somente por agendamento, disponível no site do TRE-MS.


Após agendar, o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral na data e hora marcadas, portando um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, também devem levar o comprovante de quitação militar.


Dos 63 mil eleitores do município, 34.658 (54,33%) ainda não possuem a biometria cadastrada.O prazo vai até 30 de maio de 2019. Para agendar o atendimento basta acessar o site do TRE-MS. A biometria é uma tecnologia que dá ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.


O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica confirma a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.


Dos 1,8 milhão de eleitores no estado, 54,98% (1.033.586 eleitores) já possuem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.


O Cartório Eleitoral de Ponta Porã fica na rua Baltazar Saldanha, 1591. Para mais informações, ligue: 3431-3864 ou 3432-3331.


O prefeito Hélio convidou toda a população de Ponta Porã a efetuar o cadastro e assim estar apto para as eleições e diante de todas as obrigações eleitorais, principalmente como documento para requisito em concursos públicos.

FONTE: Coordenadoria de Imprensa

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium