Prefeitura Municipal de PP_IPTU 2019 dia 30-04
GERIR FORA
SES substitui Instituto Gerir da gestão do Hospital Regional de Ponta Porã
Substituição da Organização Social (O.S) Instituto Gerir que administra o Hospital Regional de Ponta Porã
19/03/2019 14h27Atualizado há 1 mês
Por: Zadir de Souza
Fonte: Assessoria de Imprensa
Hospital Regional de Ponta Porã
Hospital Regional de Ponta Porã

O Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) definiram em conjunto a substituição da Organização Social (O.S) Instituto Gerir que administra o Hospital Regional de Ponta Porã, Dr. José Simone Netto desde 2016. O motivo da mudança é para evitar, também naquela unidade, as sucessivas crises, além da falta do cumprimento de metas e as ações judiciais que o Instituto Gerir enfrenta em outras unidades da federação, o que impossibilita o pagamento de fornecedores e servidores daquela instituição.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que a decisão foi ocasionada após diversos problemas com o Instituto Gerir e a substituição tem o objetivo de evitar paralização dos serviços prestados à população. “Com essa decisão, o Governo do Estado não quer abandonar esse modelo de gestão. Queremos dar a oportunidade para outra Organização Social, por considerarmos que essa é uma forma de gestão moderna, que possa dar celeridade e como resultado, um atendimento melhor para a população usuária do SUS”, disse.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, está construindo alternativas para pagar diretamente os salários dos enfermeiros, médicos e administrativos do Hospital Regional Ponta Porã. A SES está construindo o contrato de gestão junto à Organização Social que será a nova administradora da unidade.

O Hospital Regional de Ponta Porã é administrado por Organização Social, através do Instituto Gerir, desde 2016. A Secretaria Estadual de Saúde monitora a gestão por meio da equipe local do Núcleo Regional de Ponta Porã, com visitas diárias à unidade, e a Comissão de Acompanhamento Contratual de Gestão, que realiza relatórios periódicos.

Conforme relatório da comissão de acompanhamento, o Instituto Gerir cumpriu 66% das metas estabelecidas do contrato de gestão. Os repasses para a Unidade são referentes aos cumprimentos das metas contratuais.

O contrato entre o Governo do Estado e a Organização Social possui metas quantitativas e qualitativas que o gestor do hospital precisa cumprir, garantindo eficiência, eficácia e efetividade com atendimento exclusivo aos usuários do SUS no estabelecimento de saúde.

A unidade é referência de atendimento para  oito municípios da microrregião de Ponta Porã (Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru). O Hospital Regional de Ponta Porã oferece atendimento de baixa e média complexidade nas unidades de internação (Clínica Médica, Clínica Ortopédica, Clínica Cirúrgica, Clínica Obstétrica e Clínica Pediátrica) e UTI Adulto.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários