Equimape-2 18-06-2019
Refis 2019
FUNCESPP

Prefeitura mantém atividades através da Funcespp nas férias escolares

Programas de esporte envolvem mais de 2 mil alunos em diversas modalidades

02/07/2019 11h26
Por: Zadir de Souza
Fonte: Coordenadoria de Imprensa
São diversas atividades desenvolvidas e oferecidas à população: aulas de judô, muai tai, Tai Chi Chuan
São diversas atividades desenvolvidas e oferecidas à população: aulas de judô, muai tai, Tai Chi Chuan

A prefeitura de Ponta Porã, através da Fundação de Cultura, Esportes e Lazer (Funcespp) mantém os programas e atividades esportivas durante as férias em diversas modalidades, dentre as quais judô, futebol de campo, futsal, basquete, voleibol, atletismo, karatê e capoeira. As atividades acontecem conforme programação pré-definida e atende todos os centros de lazer mantidos pelo município.

Além disso, a Prefeitura de Ponta Porã mantém programas de atendimento preventivo nas academias ao ar livre espalhadas na cidade e ainda com a Academia da Saúde, localizada no bairro da Granja. São diversas atividades desenvolvidas e oferecidas à população: aulas de judô, muai tai, Tai Chi Chuan e outras alternativas na promoção da saúde no município. Todas as atividades nos horários estão acompanhados de acadêmicos estagiários de Educação Física.

Essa atenção também é direcionada ao CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), onde a equipe da Academia da Saúde mantém atividades de saúde. A Academia da Saúde visa a promoção de atividades preventivas a diversas doenças, tais como pressão arterial, melhoria na qualidade do sono, redução da ansiedade e nervosismo, dentre outras. Sempre visando a melhoria da saúde física e mental dos participantes.

Benefícios e como usar aparelhos - As academias ao ar livre são ótimas opções para quem quer começar a fazer atividade física, principalmente na terceira idade.

Com a vantagem de ter um ambiente agradável, essas academias têm aparelhos que ajudam a trabalhar a força muscular e a ativar as articulações, como explicaram o médico do esporte Gustavo Magliocca e a fisioterapeuta Laura Proença no Bem Estar desta quinta-feira (30). No entanto, é importante sempre ter a orientação de um profissional e um acompanhamento na hora de se exercitar.

O preparo físico e o fortalecimento são importantes também como prevenção de dores, principalmente na região dos ombros, como lembrou a fisioterapeuta Laura Proença.

Quem sofre de bursite ou tendinite, por exemplo, pode usar a atividade física como maneira de tratar e evitar a inflamação - porém, na hora da crise, o exercício não é recomendado. A especialista explicou que há um conjunto de articulações que envolve o ombro, chamado de cintura escapular, que precisa funcionar em sincronia para que não ocorram dores ou lesões.

Nas academias ao ar livre, existem aparelhos que ajudam a trabalhar essa cintura escapular e a fortalecer os músculos, como as barras, por exemplo. Já os aparelhos que simulam o transport, por exemplo, ajudam na queima calórica e na ativação das articulações. Para quem quer perder peso, é sempre importante associar à atividade física uma dieta equilibrada e planejada, alertam especialistas.

PROGRAMAÇÃO - Horários especiais dos Projetos Esportivos durante as Férias - Ademar Rodrigues Dornelles Futebol Horto Florestal Terças e quintas das 08:00 as 10:00 e 14:00 as 16:00; Alexandre de Melo Ferreira Futsal Ginásio Hyran Garcete Terças e quintas das 08:00 as 11:00; Domingos Junior Gomes C. Atletismo Pista Funcespp Segunda a Sexta das 15:00 as 17:00; Fredy Salomão Miranda Atletismo Funcespp Segunda a Sexta das 15:00 as 17:00; Igor Marcel Caffarena Jorge Karatê E. M. Joao Carlos Segunda a Sexta das 15:00 as 17:00; Luis Fernandes Agostinho Futebol Centro de Esporte e Lazer de Sanga Puitã Segunda a Sexta das 13:30 as 17:00; Luiz Sergio Marques Moreira Futebol Centro de Esporte e Lazer do Residencial Segunda a Sexta das 08:00 as 10:30 e 14:00 as 17:00; Marcio Gaudiozo Castro Filho Recreação e Lazer Centro de Esporte e Lazer de Sanga Puitã Segunda a Sexta das 08:00 as 10:30; Maria Helena de Lima Mansano Basquete Ginásio Hyran Garcete Segunda e Quarta das 08:00 as 10:00, Terça e Quinta das 15:00 as 18:00; Paula Gimenes Futebol Funcespp Segunda, Quarta e Sexta. Iniciação 13:30 as 16:00 Robson Fernandes Alem Basquete Rachid S. Derzi Segunda, Quarta e Sexta das 15:00 as 18:00; Rosane Gonçalves Espindola Capoeira Academia Gingart Terça e Sexta das 07:30 as 10:30 Thiago Walfrido Martin.

  • Prefeitura mantém atividades através da Funcespp nas férias escolares
  • Prefeitura mantém atividades através da Funcespp nas férias escolares
  • Prefeitura mantém atividades através da Funcespp nas férias escolares
  • Prefeitura mantém atividades através da Funcespp nas férias escolares
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários