Equimape Móveis
Carretas da Saúde
Refis 10-09-2019
CARRETAS DA SAÚDE

Carretas da Saúde atenderam 25 mil em 4 meses

Objetivo é levar serviços especializados até as pessoas, reduzindo as filas e o tempo de espera

10/09/2019 14h33
Por: Zadir de Souza
Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Prefeito Hélio Peluffo foi até o distrito de Nova Itamarati onde visitou atendimentos na AMFFI
Prefeito Hélio Peluffo foi até o distrito de Nova Itamarati onde visitou atendimentos na AMFFI

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, vem ampliando o atendimento com as Carretas da Saúde e a ação “Saúde mais perto de Você”, com apoio das carretas equipadas já realizou mais de 25.130 atendimentos especializados na cidade e na área rural, nos últimos quatro meses. Adquiridas pela Prefeitura de Ponta Porã, as carretas estão equipadas para atendimento médico e odontológico, dispondo de todos os recursos para a assistência à saúde. O objetivo é levar serviços especializados até onde as pessoas moram, reduzindo as filas e o tempo de espera.

As Carretas da Saúde já atenderam na unidade de saúde do bairro São João, onde os atendimentos agilizaram consultas e exames em várias especialidades médicas, dentre as quais cardiologista, urologista, endocrinologista e oftalmologista. Os encaminhamentos estão agilizados, já que o agendamento prévio permite rapidez no atendimento em um curto espaço de tempo.  

O programa com as Carretas da Saúde é levado para desafogar a fila de espera na rede pública municipal de saúde. Neste ano, as Carretas da Saúde já atenderam na região do bairro Jardim Ivone, Jardim Alegrete e bairro São João.

Nas duas primeiras edições, foram mais de 11 mil atendimentos. Somente no Jardim Ivone, as carretas da Saúde atenderam 2.616 pessoas no período de 21 a 25 de maio. Já na região do bairro Jardim Alegrete, foram mais de 7 mil atendimentos durante os quinze dias de atenção especial voltado para os moradores. “Os números demonstram o resultado altamente positivo e demonstra que conseguimos atingir nossos objetivos que é de agilizar e zerar a fila de espera na saúde pública em Ponta Porã”, destacou o prefeito Hélio.

A prefeitura de Ponta Porã abriu a série de atendimentos da carreta da Saúde, instalando a ação “Saúde Mais Perto de Você” na região dos bairros Gui Vilela, Jardim Ivone e Kamel Saad. A ação vem sendo desenvolvida em outras regiões da cidade e tem como objetivo principal “desafogar” as filas de espera no Centro de Especialidades João Kayatt, e para isso a secretaria de saúde de Ponta Porã leva médicos especialistas (cardiologista, urologista, endocrinologista, oftalmologista, etc) até os bairros da cidade.

Como nas edições anteriores, são várias especialidades à disposição de todos os moradores da região do bairro São João e adjacências.  O balanço demonstra que a caravana de saúde implantada pelo prefeito Hélio Peluffo tem obtido resultados satisfatórios, demonstração que a população aprova o atendimento itinerário por onde já passou. Somente em procedimentos de oftalmologia, a ação “Saúde Mais perto de Você” efetuou 1.020 atendimentos, com consultas, exames e encaminhamentos.

O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi salientou a efetiva participação dos servidores garantindo o pleno sucesso da ação. “A Carreta da Saúde chegou para mudar o cenário da saúde pública em Ponta Porã”, enfatizou, lembrando que a fila de espera será diminuída sensivelmente com os atendimentos.

O mutirão “Saúde Mais Perto de Você” é uma ação que percorre todas as regiões do município desde o ano passado, desde distritos e bairros. A primeira edição ocorreu no distrito de Sanga Puitã, já tendo passado pelo Grande Marambaia, chegando ao distrito de Nova Itamarati. O objetivo é zerar as filas de espera em consultas e exames.  Recentemente, a prefeitura realizou ação semelhante no distrito de Nova Itamarati.

Nesta terça-feira, 10, o prefeito Hélio Peluffo acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi, esteve no distrito de Nova Itamarati, onde visitou o atendimento realizado durante esta semana no posto de Saúde da AMFFI, onde a comunidade está tendo disponibilidade de consulta odontológica.

 “Assim, estamos planejando as ações na Saúde para definitivamente zerar a fila de espera. Quem precisa de alguma atenção médica, vai ao posto de saúde mais perto da sua casa, recebe a consulta prévia e será encaminhado”, destacou o prefeito Hélio Peluffo, que vem acompanhando de perto toda a preparação da ação “Saúde Mais Perto de Você”.

 

  • Carretas da Saúde atenderam 25 mil em 4 meses
  • Carretas da Saúde atenderam 25 mil em 4 meses
  • Carretas da Saúde atenderam 25 mil em 4 meses
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários