Campanha Black Week_Gifs
Black Days Equimape_Gifs
Educação Premiada 11 a 14-11-2019
Sarampo é altamente contagioso
VACINAÇÃO

Prefeitura realiza vacinação contra sarampo neste sábado

Em Ponta Porã secretaria de Saúde realiza imunização em todas as regiões da cidade

18/10/2019 13h19
Por: Zadir de Souza
Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Campanha de vacinação acontece até o próximo dia 19
Campanha de vacinação acontece até o próximo dia 19

A prefeitura de Ponta Porã, por meio da secretaria municipal de Saúde, realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo neste sábado, dia 19. Unidades de saúde estarão efetuando a imunização e os pais ou responsáveis podem procurar os postos. Em Mato Grosso do Sul, o público-alvo são as crianças com idade de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos,11 meses e 29 dias), incluindo as 158 mil crianças que já receberam as vacinas anteriormente. Em Ponta Porã, a secretaria municipal de saúde realiza a imunização em todos os postos de saúde no município.

O Dia D da Campanha está agendado para 19 de outubro e a meta é vacinar ao menos 95% das crianças dessa faixa etária. A Secretaria de Saúde vai distribuir as doses da vacina tríplice para os municípios que iniciarão os seus cronogramas de vacinação. Em Mato Grosso do Sul, no ano passado, a cobertura foi de 88%. Diferentemente de outros estados, em Mato Grosso do Sul não será realizada uma campanha de vacinação contra sarampo voltada para adultos.

Esta estratégia tem como objetivo manter elevada cobertura vacinal contra a paralisia infantil nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus. Com relação ao sarampo apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação nos últimos anos, casos da doença têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente, aqueles com baixa cobertura vacinal e bolsões de não vacinados.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O dia “D” de mobilização está marcado para o dia 19 de outubro, sábado, todas unidades estarão abertas para intensificar o combate ao sarampo.

Neste ano, os bebês com menos de 12 meses também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário nacional de vacinação, que prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela.

De acordo com informações, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

O sarampo é uma doença viral, altamente transmissível. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza, conjuntivite e exantema (manchas avermelhadas pelo corpo). Passa de pessoa para pessoa através de secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar e falar.

Em 2016, a OMS declarou a região das Américas área livre do sarampo. Mas o vírus voltou a circular em 11 países das Américas em 2018. A Venezuela é o país com maior incidência da doença, concentrando 85% dos casos. Com a crise financeira e política no país, muitos venezuelanos têm buscado abrigo em países vizinhos, entre eles o Brasil, o que pode ter ajudado a disseminar a doença.

Desse modo, reforça-se a necessidade da realização da campanha contra a poliomielite e contra o sarampo, a fim de captar crianças ainda não vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento dessas crianças e, consequentemente, reduzindo ou eliminando os bolsões de não vacinados.

Informações ou dúvidas o usuário pode ligar no telefone 136 e será atendido.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários