Equimape Móveis
Fronteira do Futuro 16-12-2019
PARLIM

Câmara de Ponta Porã dá o primeiro passo para viabilizar parceria com UFGD para reativar Parlim

Firmar um convênio com a universidade para abrir um campo para a realização de estágios curriculares

18/12/2019 15h39Atualizado há 1 mês
Por: Zadir de Souza
Fonte: Assessoria de Imprensa
Reunião entre Câmara de Ponta Porã e representantes da UFGD para reativar Parlim aconteceu nesta terça-feira, 17 de dezembro (Foto: Assessoria CMPP)
Reunião entre Câmara de Ponta Porã e representantes da UFGD para reativar Parlim aconteceu nesta terça-feira, 17 de dezembro (Foto: Assessoria CMPP)

A Câmara Municipal de Ponta Porã quer reativar o Parlamento Internacional Municipal (Parlim), um projeto que visa integrar Brasil e Paraguai e realizar debates que sobre questões de interesse político, econômico e sociocultural.

Diante disso, a Casa Legislativa protocolou um oficio à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a fim de firmar um convênio com a universidade para abrir um campo para a realização de estágios curriculares, em consonância com a Lei nº 11.788/08, aos acadêmicos regularmente matriculados nos cursos da UFGD, nas áreas de Direito e Relações Internacionais.

O pedido foi aceito pela Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD e a homologação pela reitora da UFGD assim como o parecer da comissão da universidade deve acontecer em fevereiro. Nesta terça-feira, 17 de dezembro, o presidente da Câmara da Câmara de Vereadores, Candinho Gabínio, juntamente com os servidores do setor jurídico, o advogado Dr. Fabiano Henrique Santiago Castilho Teno e a procuradora da Câmara Dra Paula Alexandra Consalter de Almeida, recebeu o coordenador do curso de Direito e Relações Internacionais, professor Dr. Hermes Moreira Junior e a professora Dra. Déborah Monte, para trabalhar nas questões referentes ao Parlim.

O presidente Candinho Gabínio explica que o estágio é para que auxiliem com conhecimento técnico para colocar em pratica o Parlim. “Além do estágio, o qual é importante que sejam acadêmicos da nossa fronteira, pois conhecem nossa região. Os nossos servidores efetivos também receberão formação e haverá um espaço exclusivo para o desenvolvimento deste projeto na Câmara de Ponta Porã”.

A reativação do Parlim após a homologação de parceria poderá trazer cursos de especialização e ciclo de palestras para os servidores. “Também buscaremos soluções para problemas da região de fronteira como resíduos sólidos, segurança pública. Buscaremos convênios para fomentar projetos. E também vale ressaltar o resgate da cultura fronteiriça, entre tantos outros benefícios”, disse Dr. Fabiano.

Candinho Gabínio disse que será um trabalho em conjunto entre os vereadores, do Brasil e do Paraguai com a UFGD para melhorar a qualidade de vida da população dos dois países, Brasil e Paraguai. “Vivemos com problemas em comum na fronteira, que podem ser solucionados se houver auxilio de pessoas com conhecimento na área e é isso que estamos buscando com esse convenio com a UFGD, reativar o Parlim e ter mais desenvolvimento na nossa região”, conclui o presidente da Câmara de Ponta Porã.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários