Equimape Móveis
Fronteira do Futuro 16-12-2019
BALANÇO DAS AÇÕES

Prefeito Hélio Peluffo destaca na Câmara avanços na Saúde e pavimentação asfáltica

Prefeito apresenta balanço das ações na sessão de abertura dos trabalhos legislativos

04/02/2020 17h18
Por: Zadir de Souza
Fonte: Coordenadoria de Imprensa
43
Prefeito Hélio Peluffo leu mensagem na abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores
Prefeito Hélio Peluffo leu mensagem na abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores

“É com muita honra e disposição que participamos com Vossas Excelências, da abertura dos trabalhos legislativos de 2020. Esse, como todos sabem, é o ano das eleições municipais, no qual teremos a oportunidade de colher os frutos das sementes plantadas ao longo do mandato”. Com estas palavras, o prefeito Hélio Peluffo abriu a mensagem do Poder Executivo na abertura dos trabalhos do Poder Legislativo, nesta terça-feira, 04. O prefeito apresentou um balanço detalhado de todas as ações da administração municipal nos mais diferentes setores, destacando o equilíbrio financeiro.

“Em observância à Lei Orgânica do Município, vamos apresentar um breve relato das principais ações administrativas de 2019 e traçar metas e expectativas planejadas para o atual exercício. E que as minhas primeiras palavras sejam para manifestar o agradecimento ao trabalho harmônico, produtivo e republicano entre o Poder Executivo e essa Casa. Em 2019, mais uma vez, contamos com os ótimos resultados de um relacionamento de alto nível com os membros da edilidade pontaporanense.Todos os projetos para cá enviados, foram analisados criticamente e votados com base no interesse público, o que permitiu rapidez nos trâmites e encaminhamentos de ações voltadas para o crescimento municipal, com destaque para o projeto do Fonplata, aprovação final que conseguimos em tempo recorde”, enfatizou o prefeito.

“Temos convicção que o ano eleitoral de 2020 não afetará o relacionamento harmonioso e profícuo entre o Poder Executivo e o Legislativo, porque é do resultado da soma dos nossos esforços que Ponta Porã cresce e avança para dias cada vez melhores”, afirmou.

Na área de saúde, o prefeito Hélio Peluffo lembrou que o ano passado consolidou a política denominada “Saúde mais perto de você”, com a aquisição de duas Carretas equipadas para atendimento à população e de um contêiner,também equipado, que funciona como Consultório de Rua instalado na Linha Internacional. “Essas unidades móveis se deslocaram por todo o município e realizaram até agora mais de 45 mil procedimentos de saúde, aviando receitas de quase 80 mil unidades de medicamentos, encaminhando exames, vacinas e uma ampla ação de fortalecimento da saúde da população”, afirmou.

O prefeito Hélio Peluffo lembrou que “importante salientar que as Carretas vieram para aumentar os atendimentos já realizados pela rede tradicional, que foi ampliada com a reforma de sete unidades de saúde, mais um CAPS, três novas equipes de Estratégia de Saúde da Família. Dobramos o cadastro de famílias, passando de 15.125 (2016) para 30.692 (2019)”.

A saúde foi até as casas das pessoas com duas Equipes Multidisciplinares de Atendimento Domiciliar (EMAD) que já fizeram 20 mil visitas em residências de pacientes idosos ou com dificuldades de locomoção.  Isso é cuidar bem das pessoas.

A terceirização dos exames de laboratório elevou os atendimentos: 2019 fechou com 316 mil e 500 exames, contra 65 mil e 300, de 2016 - aumento de 384% .

A Central de Regulação praticamente acabou com as filas da madrugada onde as pessoas ficavam esperando para marcar exames ou consultas especializadas. Hoje tudo é feito pela internet e o paciente é avisado em casa da data e horário do seu atendimento. Em seis meses já foram regulados 85.300 pacientes.

Continuamos com o convênio para atendimento de pacientes de oncologia, entregamos 3.300 óculos até gora e já operamos 356 pessoas através do Programa Catarata Zero, cuidando do pré e pós-operatórios. No ano de 2016 todo, o município realizou apenas 16 cirurgias de catarata – o aumento foi superior a 2.100%. 

Em todas as áreas a saúde avançou em quantidade e qualidade.  Os exames de média complexidade (endoscopias, ecocardiogramas, tomografias, ressonâncias e outros) passaram de 130 mil (2016) para 392 mil (2019), reduzindo bem as longas filas de espera.

Os números são positivos, mas não mostram a dedicação de uma equipe de profissionais que trabalha dia e noite para a população ter uma vida mais saudável. Em setembro, nós sediamos um evento internacional de vacinação, reunindo aqui os dois ministros da Saúde, do Brasil e do Paraguai. Um evento extremamente positivo para a nossa terra.

“Esse ano vamos terminar de equipar completamente o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), reformado ano passado e ativar o nosso Castramóvel, unidade móvel de castração de cães e gatos.

Vale ressaltar que houve um avanço na resolutividade e na assistência oferecida pelo Hospital Regional desde que a OSS Acqua assumiu. Agradecemos o empenho do governador Reinaldo Azambuja nessa área”.

INFRAESTRUTURA

No balanço apresentado aos vereadores, o prefeito Hélio Peluffo enfatizou as principais obras e ações garantindo melhor qualidade de vida e infraestrutura urbana à população, dentre os quais: drenagem pontos críticos Avenida Brasil: 399,00m; drenagem urbana do Residencial Ponta Porã I (181,20m) e Vila Luiz Curvo (449,00m); implantação infraestrutura externa do Residencial Jamil Saldanha Derzi (Pavimentação, drenagem, estação elevatória) extensão: 4.689,51 m² drenagem: 871,8; microrevestimento de vias diversas: 98.335,30 m²; pavimentação asfáltica edrenagem de águas pluviais da  2ª etapa da Vila São Vicente de Paula e adjacências:  4.133,60 m²; pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diversas ruas da Vila Maria Auxiliadora: 13.871,45 m².

Também foram destacadas: pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diversas ruas do Distrito de Sanga Puitã: pavimentação (9.655,51 m²) drenagem (2.702,00 m); pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diversas ruas nos Bairros Jardim dos Estados, Vila Deputado Aral Moreira, Vila Mooca I, Jardim Altos da Glória: pavimentação: (32.652,90 m²) edrenagem (1.217,63m);         pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diversas ruas nos Bairros Residencial Ponta Porã e Flamboyant Residencial Park e na Rua Xavantes: pavimentação (5.254,81 m²) e  drenagem (2.431,00m); pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diversas ruas nos bairros São Vicente de Paula: pavimentação (9071,96m2 + 1.002,79m² de intertravado) e drenagem (559,52 m); pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais da Rua Jamil Saldanha Derzi: 4.804,53 m; pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais da Rua Brasília: pavimentação (4.661,07 m²) e drenagem (186,75,00m).

O ano de 2019 foi marcado pelo início de grandes investimentos na melhoria da infraestrutura urbana de Ponta Porã. Diante das incertezas naturais que ocorrem na troca de comando na esfera federal, o que costuma gerar atraso nos repasses de emendas parlamentares e outros recursos orçamentários da União, a Prefeitura viabilizou financiamentos de longo prazo ejuros baixos junto à Caixa Econômica Federal, principalmente.

Desta forma, fechamos o ano com 446 mil m2 de pavimentação asfáltica executada, em execução e em vias de contratação (com recursos assegurados) , 27 mil metros de redes de drenagem de águas pluviais e mais de 104 mil m2 de recapeamento de vias pavimentadas , a maior parte no sistema de microrrevestimento com polímeros.

Não estão contabilizados nesse total mais de 20 quilômetros de vias centrais recapeadas em parceria com o Governo do Estado e outros 103 mil m3 de pavimentação asfáltica correspondentes à primeira etapa do Contorno Rodoviário Norte de Ponta Porã, obra realizada também em parceria com o Governo estadual.   

FONPLATA

Fechamos em 2019 e iniciamos em 2020 o que considero um dos maiores projetos de infraestrutura de Ponta Porã: o Programa Fronteira do Futuro, investimento de R$ 140 milhões, 80% financiado pelo Fonplata.Essas obras em fase de projeto executivo, vão modernizar a mobilidade urbana, eliminar os alagamentos na linha internacional, reduzir o tempo de deslocamento entre os eixos norte e sul e ampliar o atendimento, sobretudo às crianças e jovens, com políticas e equipamentos de educação, esporte e lazer.

Um dos grandes impactos será na linha Internacional onde vamos implantar uma rede demacrodrenagem e eliminar 19 pontos de alagamentos. Com isso, vamos revitalizar todo o centro de Ponta Porã com asfalto novo, sinalização e um parque linear com ciclovia, calçadas, sinalização viária, equipamentos multiuso de esporte, cultura e lazer.Vamos implantar a Avenida Norte e Sul no antigo traçado dos trilhos e criar novas e bem estruturadas vias de acesso.

O prédio da antiga estação ferroviária, onde funciona o Centro Cultural de Ponta Porã, sede da Escola de Música, de oficinas de esporte e atividades inclusivas,será reformado e ampliado. O espaço ganhará pistas de atletismo e campos de futebol para atender nossas crianças e jovens.

Campeã estadual e nacional de Robótica, Ponta Porã vai incentivar a prática com a construção do espaço para desenvolvimento de Robótica e da Inovação Tecnológica. 

O Programa Fronteira do Futuro constrói infraestrutura, gera oportunidades, pavimenta caminhos, unindo pessoas que sonham juntas com um amanhã de paz e alegria na fronteira Ponta Porã/Pedro Juan.

Outra boa notícia que deve ser confirmar em 2020 é a duplicação da MS 164, numa extensão de 6 quilômetros, entre a Rotatória da Secretaria de Obras até a rotatória com o Contorno Rodoviário Norte.

Acreditamos que o Governo do Estado vai anunciar esse projeto em março, durante os investimentos programados pelo chamado “Governo Presente”. Foi nossa única solicitação na audiência em Dourados, com a presença das senhoras e dos senhores vereadores. 

“Senhor Presidente, ilustres Vereadores.Entendemos que a dinâmica de uma cidade como a nossa, conurbada com Pedro Juan Caballero, que tem um distrito com uma população superior a 40 municípios de Mato Grosso do Sul e que recebe milhares de estudantes de Medicina, exige uma administração pública preparada e pronta a responder aos desafios que são cotidianos.

Nesse sentido, antes de concluir este relato, quero agradecer a cada servidor municipal pelo empenho, pela dedicação e pela permanente disposição de se aperfeiçoar para oferecer à comunidade o melhor permitido pela nossa realidade e limitações.

Essa equipe traz os problemas e as diversas soluções, facilitando o gerenciamento da cidade. Todos os secretários continuam conosco desde o primeiro dia, o que assegura continuidade e coesão na gestão municipal.Reafirmo o reconhecimento e gratidão pelo apoio da bancada federal e estadual de Mato Grosso do Sul, com quem temos estreito diálogo e parceria.

Agradeço ao governador Reinaldo Azambuja e à toda a sua equipe, assim como ao governo federal, onde a ministra Tereza Cristina, o ministro Mandetta e outros representantes têm se colocado à disposição de Ponta Porã.

Renovo a aliança com essa Casa de Leis, cujos membros têm sido fundamentais para os resultados que colhemos até aqui. Vamos continuar juntos, trabalhando pela nossa terra.

Termino olhando para o alto de onde vem o nosso socorro: Obrigado, Senhor por guiar os nossos passos. Com a sua palavra iluminando o nosso caminho vamos em frente!Muito Obrigado!   

 

  • Prefeito Hélio Peluffo destaca na Câmara avanços na Saúde e pavimentação asfáltica
  • Prefeito Hélio Peluffo destaca na Câmara avanços na Saúde e pavimentação asfáltica
  • Prefeito Hélio Peluffo destaca na Câmara avanços na Saúde e pavimentação asfáltica
  • Prefeito Hélio Peluffo destaca na Câmara avanços na Saúde e pavimentação asfáltica
  • Prefeito Hélio Peluffo destaca na Câmara avanços na Saúde e pavimentação asfáltica
  • Prefeito Hélio Peluffo destaca na Câmara avanços na Saúde e pavimentação asfáltica
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.