Campanha IPTU 2020
LIVRES DE IMPOSTOS

Comércio livres de impostos serão inauguradas em Ponta Porã

Em breve estará sendo inauguradas lojas livres de impostos no lado brasileiro

22/02/2020 09h50Atualizado há 1 mês
Por: Zadir de Souza
Fonte: Assessoria de Imprensa
Se confirmar essa informação, seria um duro golpe nos comerciantes dessa fronteira
Se confirmar essa informação, seria um duro golpe nos comerciantes dessa fronteira

Segundo informações da Câmara de Comercio de Pedro Juan Caballero, Paraguai, em breve estará sendo inauguradas lojas livres de impostos no lado brasileiro, o que repercute negativamente nos comércios paraguaios.

Se confirmar essa informação, seria um duro golpe nos comerciantes dessa fronteira, que há anos vem insistindo com o Governo Paraguaio para liberar as chamadas lojas livres de impostos (Duty Free) nas cidades paraguaias que fazem fronteira com o Brasil, com a finalidade de dar um respiro econômico aos comerciantes paraguaios e assim salvar os milhares de postos de trabalhos existentes nos comércios destas cidades.

O empresário Felipe Cogorno Álvarez, do qual emprega em suas empresas mais de três mil pessoas, disse que é necessário estabelecer as zonas francas (Duty Free) há uma distância de até 15 km dessas cidades fronteiriças e assim poder impulsionar a economia delas.

O empresário afirmou que “O Governo deveria adotar uma política espelho, si no Brasil foi permitido, o ideal seria que no Paraguai também, e assim igualar as regulamentações.

Foi comentado que a habilitação dos Free Shops no lado paraguaio ajudará a formalização do mercado, “Um baixo imposto significa que todos os comerciantes mantenham suas condições na régua”.

Os empresários fronteiriços dizem que a instalação de Free Shops em Foz do Iguaçu e em Ponta Porã, trará bastante problemas para os comerciantes paraguaios, a não ser que o Estado permita também os comércios livres de impostos e assim, dar um apoio a economia de fronteira.