Quinta, 24 de Setembro de 2020
(67) 99242-5959
Anúncio
Saúde ALERTA COVID-19

Hospital Regional de Ponta Porã conta com 70% dos leitos de UTI ocupados

Alertar a população em relação ao considerável aumento dos casos do novo coronavírus

03/09/2020 09h54
Por: Zadir de Souza Fonte: Assessoria de Imprensa
Secretário Municipal de Saúde Patrick Derzi durante entrevista nesta quarta-feira (03)
Secretário Municipal de Saúde Patrick Derzi durante entrevista nesta quarta-feira (03)

O Comitê de Gerenciamento das ações contra a COVD-19, realizou uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (03), onde voltou a alertar a população em relação ao considerável aumento dos casos do novo coronavírus COVID-19 em Ponta Porã.

A coletiva foi realizada no gabinete do prefeito Hélio Peluffo, com a presença do secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi, e a equipe técnica da Vigilância em Saúde. O prefeito Hélio Peluffo não participou da coletiva em virtude de compromissos na agenda.

Durante a coletiva Patrick Derzi atualizou o atual cenário da COVID-19 em Ponta Porã, que apresenta 605 casos positivos, sendo 478 pacientes recuperados, 14 óbitos e 09 internados.

“Após um bom tempo retornamos a repassar em coletiva a imprensa, a atual situação em Ponta Porã e temos noticias positivas em relação ao número de pacientes recuperados que representa uma taxa de 79%, mas preocupa o aumento de internados na UTI do Hospital Regional”  frisou Patrick.

Segundo informou Patrick Derzi, 70% dos leitos de UTI do Hospital Regional de Ponta Porã estão ocupados com 14 pacientes, sendo 09 de Ponta Porã.

“Esses números preocupam, pois também passamos a receber pacientes com COVID 19 de Guia Lopes de Laguna, Bela Vista e Porto Murtinho. É fundamental que a população tome as precauções necessárias para evitar o contágio, temos casos de pessoas jovens que desenvolvem a doença com problemas cardiovasculares, pneumonia, reforçando que essa doença tem causado pânico, depressão, stress e sequela emocional nas famílias” destacou o secretário de Saúde.

Ele enfatizou ainda que não existe uma verdade absoluta sobre a COVID 19, uma vez que todos os dias ocorre uma novidade em relação aos sintomas e formas de tratamento.

“Reforço a população que a COVID-19 não se trata de uma gripezinha, como muitos pensam, é algo sério e por este motivo a prefeitura de Ponta Porã vem tratando as ações com seriedade  e árduo trabalho dia e noite, mas é preciso  a colaboração de todos na guerra contra o novo coronavírus, seguindo os protocolos sanitários com uso de máscara, evitar aglomerações e  lavar as mãos constantemente” explicou.

Patrick Derzi lembrou ainda que a prefeitura de Ponta Porã investiu em testes, estratégias de combate e atuação efetiva dos profissionais de saúde na luta contra um inimigo invisível e desconhecido para todo mundo.

Na oportunidade Dr Patrick Derzi orientou a população que procure as unidades de saúde quando houver manifestação de sintomas respiratórios, evitando sobrecarregar os postos de saúde, na busca de atendimento que não trata de complexidade.

“O municipio aderiu o projeto Saúde na Hora que disponibiliza horários especiais de atendimento em 03 importantes unidades de saúde, buscando agilizar a estratégia de combate a COVID 19”.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde  os Postos e Unidades de Saúde que estão atendendo de forma ampliada  por meio do Saúde na Hora são os seguintes:

Unidade Básica CIS-Centro Integrado de Saúde de 07h ás 19h - Atendendo pessoas que residem fora da área de cobertura da estratégia e na região central, além dos  brasileiros que residem no Paraguai.

 Posto de Saúde Nery Alves de Azambuja-Bairro Marambaia: das 07h ás 23h de segunda a sexta-feira e das 07h ás 21h aos finais de semana - Durante o dia funciona a Estratégia de Saúde da Família e no periodo da noite e fim de semana plantão médico ambulatorial AMA.

Assentamento Itamarati Sede  durante 24 horas - Durante o dia funciona a Estratégia de Saúde da Família e no período da noite e fim de semana plantão médico ambulatorial AMA.

Ele1 - Criar site de notícias