Quinta, 22 de Outubro de 2020
(67) 99242-5959
Geral DIA MUNDIAL

Hospital Regional de Ponta Porã solta balões e ilumina fachada em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente

Ação alerta para importância da assistência segura; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

21/09/2020 10h26 Atualizada há 1 mês
Por: Zadir de Souza Fonte: Camila Fernandes
Segurança do Paciente no HR de Ponta Porã
Segurança do Paciente no HR de Ponta Porã

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, realizou na última quinta-feira (17/09) soltura de balões e iluminou a fachada da cor laranja, representando a campanha alusiva ao Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar a importância da assistência segura e reduzir riscos ao paciente. O hospital gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) é um dos 52 hospitais do País participantes do projeto Paciente Seguro.

 “Temos obtido ótima colocação nas metas e destaque entre os hospitais do Brasil no programa Paciente Seguro. Os indicadores fazem parte das nossas metas qualitativas. O fato de investirmos em ações como essa gera melhoria e qualidade no atendimento. Em médio prazo conseguimos economia, impedir eventos adversos e ainda aprimorar o relacionamento com os pacientes”, destacou o diretor-geral da unidade, Demétrius do Lago Pareja.

Um dos principais monumentos da cidade de Ponta Porã, o “monumento das cuias”, localizado na entrada da cidade, também foi iluminado com a cor da campanha. O Hospital Regional de Ponta Porã contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal.

 “Os balões que soltamos e a iluminação das fachadas são ações simbólicas, mas representam o nosso agradecimento aos profissionais de saúde pelo empenho e comprometimento com o seu trabalho, garantindo aos pacientes uma assistência mais segura e humanizada”, destacou a enfermeira e Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Deborah de Souza.

Durante o mês de setembro, profissionais de saúde participaram da Maratona Todos Seguros, promovida pelo hospital de excelência Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde. Foram desenvolvidas atividades de conscientização para profissionais de saúde e pacientes. O Hospital Regional está em 8º lugar no ranking dos hospitais participantes da maratona em todo o País.

Paciente Seguro – O Hospital Regional de Ponta Porã participa desde 2019 do Projeto Paciente Seguro. A iniciativa é coordenada pelo hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde por meio do PROADI-SUS. Uma das medidas do programa é promover ações para a implantação de práticas seguras por meio das seguintes metas: identificação correta; comunicação efetiva; medicação; cirurgia segura; higienização das mãos e prevenção de quedas e lesão por pressão.

Ele1 - Criar site de notícias