Domingo, 17 de Janeiro de 2021
(67) 99242-5959
Política ARTIGOS

CONJECTURAS - 11.01.2021

Coluna política com o jornalista Carlos Monfort

11/01/2021 06h24 Atualizada há 6 dias
Por: Zadir de Souza Fonte: Carlos Monfort
Jornalista Carlos Monfort
Jornalista Carlos Monfort

PANDEMIA

- A propagação do Coronavirus tem assustado a população mas nem tanto. Uma significativa parcela não tem noção da gravidade e o que se vê é um disparate de irresponsabilidades, sem os requisitos básicos de biossegurança.

Pelo Brasil afora a aglomeração é frequente pelas praias. Os especialistas já vislumbram um cenário bem pior do atual.

12 MIL CASOS

Dos 143.596 casos positivos de coronavírus registrados até este domingo (10) em Mato Grosso do Sul, 11.904 pacientes (ou 8% do total) devem seguir em isolamento domiciliar para se recuperarem da doença. Ao mesmo tempo, 128.556 pessoas foram declaradas recuperadas.

Os números foram divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Educação), que contabiliza ainda 590 internações hospitalares por conta da doença, 271 delas em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

PROTAGONISMO 

O Ministério da Saúde assinou um acordo com o Instituto Butantan de distribuição exclusiva da CoronaVac, vacina contra a covid-19 produzida em parceria com a chinesa Sinovac. Com isso, todos os 10,8 milhões de doses que estavam, desde dezembro, em posse do governo paulista serão repassados ao governo federal.

O contrato pode resultar na troca do rosto à frente da vacinação contra covid-19 no Brasil. Até então, o governador João Doria (PSDB-SP) havia tomado a iniciativa, com data marcada para o início à imunização (25 de janeiro, aniversário de São Paulo) e um plano estadual próprio. 

SENADO 

A ala independente do MDB no Senado Federal, cuja principal representante é a senadora Simone Tebet (MS), ganhou mais força para indicar o representante que vai disputar a presidência da Casa.

É que o presidente da República, Jair Bolsonaro, reafirmou seu apoio a Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ligado ao atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O aviso foi dado ao líder do governo na Casa, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que também é pré-candidato. Essa posição do chefe do Executivo federal, segundo a CNN Brasil, abre caminho para uma candidatura mais independente da legenda, como a do líder da bancada, Eduardo Braga, ou de Simone, que é presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Carlos Monfort

DRT-MS 144

e-mail: [email protected]

WhatsApp: 9.9104.2950

 

Ele1 - Criar site de notícias