Quarta, 24 de Fevereiro de 2021
(67) 99242-5959
Política ARTIGOS

CONJECTURAS – 16.01.2021

Coluna política com o jornalista Carlos Monfort

16/01/2021 07h50 Atualizada há 1 mês
Por: Zadir de Souza Fonte: Carlos Monfort
Jornalista Carlos Monfort
Jornalista Carlos Monfort

CENÁRIO

= A reeleição do prefeito Hélio Peluffo Filho trouxe um novo cenário no quadro político em Ponta Porã. É incontestável a liderança política de HPF hoje, ocupando um espaço aberto com a ida do ex-prefeito Flávio Kayatt para o Tribunal de Contas.

E agora, um novo caminho se abre com a reeleição de Hélio, o “prefeitaço” como fala o Adriano José. Para 2024, o desenho do mapa político leva para outros quadrantes, sendo ou não HPF candidato em 2022 (essa é uma outra conversa).

Está aberto o cenário para o surgimento de novas lideranças e que estas possam estar preparadas para administrar Ponta Porã, fazendo igual ou mais que o atual alcaide. Há vários dias tenho escutado em algumas rodas de bate papo o nome de um jovem, com sobrenome de peso que segundo consta estaria pronto para adentrar no circuito político pontaporanense.

Ainda é muito cedo para eventuais desenhos de caminhos, mas é com rabiscos que surgem as trilhas e as primeiras linhas.

NA CÂMARA

= Além de um novo nome no cenário, dentro da própria Câmara Municipal poderá surgir uma liderança que possa ocupar esse espaço aberto. Quem sabe a tucana Kamila Alvarenga, cujas fichas o prefeito HPF apostou na sua eleição, ou dentre os veteranos da Casa, como o pedetista campeão de mandatos, Marcelino Nunes.

Enfim, o certo é que o caminho está livre para ser trilhado daqui pela frente e quem tiver competência e jogo de articulação poderá galgar passos importantes.

CIDADE DE DEUS

= Cidadão publicou nota de repúdio contra a matéria veiculada pelo site conjecturasppms contradizendo o que os próprios moradores afirmaram para a reportagem. Com leis próprias e toque de recolher, a ocupação da área federal da antiga ferroviária foi tema central da publicação e repercutiu sobremaneira, tanto que até o site do Tião Prado reproduziu o material e bombou em número de acessos.

Segundo o simpático Tião, a matéria é a campeã de acessos até aqui. Pelos lados do conjecturasppms, também atingiu números expressivos. Alias, as reportagens do CJS têm tido boa aceitação e repercussão pelos internautas.

VACINAÇÃO

= O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma nota na qual, além de se manifestar favorável à vacinação contra o covid-19, “clama às autoridades a adoção de uma ampla campanha de vacinação”, que permitirá ao país “lograr êxito em sua cruzada” contra a pandemia.

A manifestação se dá após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter dado o aval positivo em relação à segurança e à eficácia dos imunizantes. De acordo com o CFM, “os resultados divulgados apontam taxas de eficácia que tornam possível a redução do número de casos de covid-19 de maneira geral e, em particular, em relação às formas graves da doença”, informou por meio de nota.

REFRESCO

= Encerrando uma semana para lá de molhada, vamos dar um pulinho até a aconchegante Piraputanga, na porta de entrada do pantanal sul-mato-grossense, refrescar com um belíssimo tereré, capinar um pouquinho (um pouquinho só) o rancho e degustar um belo peixe em meio às montanhas da Serra de Maracaju.

Bom fim de semana a todos e até segunda-feira com as bênçãos de nosso Deus!!!

Carlos Monfort

DRT-MS 144

e-mail: [email protected]

WhatsApp: 9-9104-2950

 

Ele1 - Criar site de notícias